domingo, 29 de novembro de 2009
Resultados do Encontro Extraordinário
Aproveitamos a oportunidade para lembrá-los que II Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus (II ENREM-RJ) acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM. Para mais informações, favor entrar em contato diretamente com a REM-RJ no e-mail encontrorem@gmail.com. Verifique também a programação completa e faça a sua inscrição (acesse e preencha a ficha de inscrição).
Abraços a todos e até lá!!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
CONVOCAÇÃO - Encontro Extraordinário REMIC-DF
Convocamos a todos para participar da elaboração final da Carta de Princípios REMIC-DF, hoje, dia 23 de novembro, às 18h30 no
Para isso, elaboramos algumas questões baseadas código de ética do museólogo para que sirvam de ponto de partida para cada um, individualmente, pense naquilo que gostaria de ver como parâmetro para a profissão de educador em museus e instituições culturais. Solicitamos, ainda, que cada colaboração seja enviada para nosso e-mail (remicdf@gmail.com) especificando nome e sobrenome no arquivo.
Aproveitamos para incentivá-los à participação no II Encontro Nacional da REM - ENREM, no site www.rem.org.br (cartaz e ficha de inscrição e mais informações constam na postagem anterior).
Atenciosamente,
Conselho Gestor da REMIC-DF
II ENREM
O II Encontro Nacional da REM acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster foram até o dia 30 de setembro e os interessados encaminharam suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM. Para mais informações, favor entrar em contato diretamente com a REM-RJ no e-mail encontrorem@gmail.com. Verifique também a programação completa e faça a sua inscrição (acesse e preencha a ficha de inscrição).
Abraços a todos!!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
DIVULGAÇÃO ...::: Seleção de Mediadores :::...
Estamos divulgado chamada para seleção de mediadores a ser realizada pelo aBorda Gabinete de Arte no dia 17, das 14h às 18h. Haverá distribuição de senha previamente. No cartaz você encontrará contatos, endereço e mais informações sobre a seleção.
Abraços e boa sorte a todos!
Rafaela Gueiros
(61) 81983969 | 38775884
A aBorda Gabinete de Arte convida você para a seleção de mediadores!
Esperamos você no dia 17/11/09.
61 - 33498124
SCLN 107 Bl "C" Sl 209
Cep: 70743 - 530
Brasília - DF
domingo, 8 de novembro de 2009
11º Encontro REMIC-DF
Neste encontro debateremos sobre as expectativas e anseios dos educadores em museus visando a elaboração de diretrizes de atuação destes profissionais aqui no Distrito Federal. As questões levantadas pelo grupo durante o 11º Encontro e os resultados deste diálogo seguirão como proposta da REMIC-DF para compor um documento único que será construído em conjunto com as outras Redes Estaduais de Educadores em Museus durante o II Encontro Nacional da REM no Rio de Janeiro,
Dialogando com o debate, o 11º Encontro contará ainda com a participação da palestrante convidada
Contamos com a sua presença e colaboração no Encontro, contribuindo nos debates e participando da elaboração deste documento que será de grande importância para a REMIC-DF e demais profissionais que atuam na área.
RESUMO
Tema: Expectativas e papéis entre professores e profissionais dos museus na condução da visita escolar
Palestrante: Luciana Sepúlveda
Local: Museu Nacional do Complexo Cultural da República
Horário: 09 horas
Data: 09 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Projetos de Lei aprovados beneficiam museus
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Contribuintes que doarem obras de arte ou bens de valor histórico e cultural instituições museológicas do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) poderão ter dedução no Imposto de Renda. A medida faz parte do Projeto de Lei nº 2.764/2008 - de autoria do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) - aprovada, por unanimidade, nessa quarta-feira, 4 de novembro, pelos parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC).
De acordo com o texto, que deverá ser votado nas comissões de Finanças e Tributação e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, as doações poderão ser efetuadas por pessoas físicas durante o ano calendário a que diz respeito à declaração. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, o PL vai beneficiar os museus do SBM por incentivar as doações para acervos das instituições vinculadas.
Outra proposta aprovada na mesma comissão também beneficia os acervos museológicos do país. O Projeto de Lei 2.935/2008, de autoria da Deputada Alice Portugal (PC do B - BA), que destina à guarda do Ibram, para a distribuição aos museus nacionais, os bens de valor artístico, histórico e/ou cultural apreendidos e/ou abandonados que estiverem sob poder da administração pública, tais como os apreendidos pela Polícia Federal por contrabando.
A Comissão aprovou ainda um requerimento do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), para a criação uma campanha para apoio aos museus, incentivando a destinação de recursos para municípios que necessitam de investimentos.
De acordo com o presidente do Ibram/MinC, "a aprovação dos projetos vêm ao encontro as necessidades da área museológica e do fortalecimento da Política Nacional de Museus", afirma Nascimento.
Informações: (61) 3414-6167/6213.
Monalisa Resende, Ibram/MinC
sábado, 31 de outubro de 2009
Memória Preservada
Trazemos até vocês o relato enviado para a lista de discussão online "Educação Patrimonial" sobre a Audiência Pública realizada na Câmara Legislativa do DF na quarta-feira dia 21, sobre Pontos de Memória. Estejam informados e ajudem esse projeto encabeçado pelo IBRAM junto com o Ministérios da Justiça e da Cultura a se concretizar no Distrito Federal.
A deputada Erika Kokay realizou audiência pública na quarta-feira (21) na CLDF sobre os Pontos de Memória, projeto do Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Justiça que visa combater a violência reconstruindo a memória coletiva de comunidades com “risco social”.
A cidade Estrutural, Itapoá e Arapoanga estão entre as 12 localidades escolhidas no país para a implantação desses pontos. A representante do Ibram, Marcelle Pereira, abriu a sessão explicando o objetivo o projeto: “A nossa principal preocupação é que esse movimento de articulação parta da comunidade. Estamos aqui para ouvir e ninguém melhor para falar da sua história do que a própria comunidade. Além de valorizar a memória, isso garante a melhoria da qualidade de vida dos moradores do local”.
O coordenador do projeto, Wélcio de Toledo, ressaltou que o Ibram trabalha em cima do inventário patrimonial de cada cidade escolhida e que ao chegar às comunidades eles preparam oficinas para capacitar os moradores na área de gestão e sustentabilidade. A representante da Prefeitura Regional Comunitária da Estrutural, Maria Abadia de Jesus, afirma que a cidade está perdendo a sua identidade a cada ano: “Os antigos moradores que se identificavam com o local estão sendo expulsos pela especulação imobiliária e os jovens, muitas vezes, têm vergonha de morar lá por ser uma comunidade de baixa renda”.
Segundo a presidente do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá, Leila Marques, já existe uma oficina de resgate e memória na cidade: “Pioneiros têm nos ajudado a resgatar a nossa história, precisamos apenas aprender a armazenar da forma certa esse material. Não temos mais tempo a perder. Vamos lutar muito para conseguir o ponto de memória no Paranoá”.
“O sentimento de pertencimento é um dos principais instrumentos de construção da identidade”, conclui Erika Kokay, que cobrou do GDF mais investimento na cultura local. Uma das conclusões da audiência pública foi a necessidade de participação massiva das comunidades na Conferência Distrital de Cultura – que acontece nesse final de semana, no Museu da República – para que difundam os Pontos de Memória e cobrem recursos para a expansão do projeto. Representantes de outras localidades do DF, como Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Vila Telebrasília e Planaltina, que querem ser também contempladas pelo projeto, compareceram à audiência.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Canal Contemporâneo discutindo Arte/Educação
Recebemos essa notícia e, claro, estamos repassando aos nossos associados, membros e interessados no assunto. Leiam, estejam informados e participem contribuindo sempre que desejarem.
------------------------------------------------
O Canal Contemporâneo está abrindo espaço para falarmos de Arte/Educação. A idéia é trazer essa discussão para além das paredes instituicionais e para as outras pessoas que não atuam, conhecem ou imaginam como é ser um educador nos espaços museais. Como pontapé inicial, publicamos um texto do Leandro Ferre. Comentem, discutam, divulguem e é claro, se houver vontade, escrevam. Repassem essa notícia aos seus contatos, arte/educadores ou não...
Aqui vai o link para o texto do Leandro: http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/archives/002601.html
Abraços, Cecília Bedê.
www.canalcontemporaneo.art.br
ComunidadeDigital de Arte Contemporânea Brasileira
terça-feira, 20 de outubro de 2009
II ENREM - Encontro Nacional da REM
O II Encontro Nacional da REM acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster foram até o dia 30 de setembro e os interessados encaminharam suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM e Regulamento - Pôster e Comunicação. Para mais informações, favor entrar em contato diretamente com a REM-RJ no e-mail encontrorem@gmail.com.
Abraços a todos!!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
10º Encontro REMIC-DF
A REMIC-DF convida estudantes, mediadores, educadores, técnicos e demais profissionais de Museus e Instituições Culturais para seu 10º Encontro a ser realizado no dia 05 de Outubro (segunda-feira) no Auditório Ministro Pereira Lira, situado ao lado do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Tribunal de Contas da União (SAFS Quadra 4, lote 1, Edifício-Sede, Térreo - MAPA), às 09hs. Não será permitido o acesso às dependências do Tribunal de Contas da União trajando bermuda, camiseta regata e/ou sandália.
Neste encontro, debateremos o tema ‘o espaço da educação na criação de um museu’ utilizando, para isso, o texto proposto "Educação e Cultura nos Museus – Uma Experiência no Interior de Minas Gerais" (clique aqui para ter acesso ao texto), dos autores
Maiores informações: remicdf@gmail.com
RESUMO
Local: Auditório Ministro Pereira Lira
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça | TCU (mapa)
Data: 05 de Outubro de 2009
Horário: 09 horas
Público alvo: professores, estudantes, mediadores, educadores,
guias turísticos, técnicos e demais profissionais de Museus e
nstituições Culturais e público interessado.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
REMIC-DF na IX Semana de Extensão da UnB
Amigos,
É com grande prazer que lembramos a todos da nossa participação na IX Semana de Extensão da Unb. Estaremos com um stand montado com material de divulgação e integrantes do Conselho Gestor da REMIC-DF para esclarecer dúvidas, conversar, informar os presentes e trocar idéias sobre a REMIC-DF e sua atuação no meio profissional e acadêmico da área a que se propõe apoiar: arte/educação, patrimônio e mediação cultural. Vejam o convite e saibam mais sobre o Seminário do qual estaremos fazendo parte: "Museu da Educação do Distrito Federal - Memória e Cidadania" a se realizar na Faculdade de Educação - UnB. Essa é mais uma oportunidade de agregar membros e novos conhecimentos à nossa Rede.
Compareçam, participem, divulguem.
Abraços a todos e até lá!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
II ENREM - Encontro Nacional da REM
O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster estarão abertas até o dia 08 de setembro e os interessados poderão encaminhar suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM e Regulamento - Pôster e Comunicação. Para ter acesso às fichas de inscrição para o Encontro em si ou para Pôster e Comunicação solicitar pelo nosso e-mail: remicdf@gmail.com.
Abraços a todos e boa sorte na seleção!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Audiência Pública - REVITALIZAÇÃO DO MAB
Aos 25 anos, o Museu de Arte de Brasília encontra-se fechado há mais de dois anos por problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras. De lá para cá, nenhuma previsão de reforma. As cerca de 1,3 mil obras do MAB estão no Museu Nacional. Trata-se de um tesouro avaliado em US$ 8 milhões.
Divulgamos aqui no nosso blog uma primeira convocação para discutir e tornar claros alguns pontos da proposta de fusão entre o Museu de Arte de Brasil e o Museu Nacional do Complexo Cultural da República. Hoje estamos divulgando mais um passo nesse processo: mais uma convocação de audiência pública para discutir sobre a revitalização do MAB.
Portanto, convocamos, convidamos e contamos com a presença de todos os nossos amigos, colaboradores, visitantes, parceiros e membros nesta consulta pública. Temos, como pessoas envolvidas e comprometidas com a cultura, com a arte, com a educação e com o patrimônio, o dever de responder às necessidades que nossa cidade e país demandam atualmente.
Abaixo, confiram as informações, anotem e estejam presentes.
Data: 23 de setembro
Horário: 10 horas
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
CONVITE | 9º Encontro REMIC-DF
Convictos de que a educação é o mais eficiente recurso no enfrentamento dos problemas e desafios da sociedade contemporânea, a REMIC-DF se propõe a ser mais um instrumento de integração e desenvolvimento dos profissionais e ações educativas promovidas nos espaços de educação não formal. Portanto, a REMIC-DF realiza encontros mensais com o objetivo de congregar, discutir e refletir sobre as práticas educativas e/ou patrimoniais em Museus e Instituições Culturais no Distrito Federal e região do Entorno.
É com esse intuito que a REMIC-DF convida estudantes, mediadores, educadores, técnicos e demais profissionais de Museus e Instituições Culturais para seu 9º Encontro a ser realizado no dia 14 de Setembro (segunda-feira) na sala de reuniões no Museu de Valores – Banco Central do Brasil (SBS, Quadra 03, Bloco B, 1º subsolo), as 09hs. Para entrada no prédio, é necessária apresentação de documento de identificação, sem o qual, não haverá como participar.
Neste encontro, debateremos o texto/tema proposto "Brasília: patrimônio a céu aberto – uma experiência nas escolas", da autora Lana Guimarães, palestrante convidada (solicitar o texto nos enviando um e-mail para remicdf@gmail.com).
Maiores informações: remicdf@gmail.com
RESUMO
Local: sala de reuniões – Museu de Valores
Data: 14 de Setembro de 2009
Horário: 09 horas
Público alvo: guias turísticos, professores, estudantes, mediadores, educadores, técnicos e demais profissionais de Museus e Instituições Culturais e público interessado.
Atenciosamente,
Conselho Gestor
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Seminário FIOCRUZ
Prezados amigos,
Como um dos objetivos da REMIC-DF é conhecer, participar e incentivar ações educativas no âmbito cultural/museual do Distrito Federal, temos, periodicamente, participado de encontros, seminários e demais eventos organizados por instituições amigas. O mais recente foi o Seminário da FIOCRUZ intitulado "Parceria: educação científica em espaços formais e não-formais". Por isso, gostaríamos de compartilhar um pouco do que vimos, ouvimos e vivenciamos nesta oportunidade de compartilhamento de idéias.
A palestrante Profª. Drª. Maria Helena nos falou um pouco sobre a escolarização dos espaços museais - seria o museu reproduzindo, assumindo posturas, comportamento e procedimentos relativos à escola - sobre a educação não-formal, informal e formal, a tricotomia existente entre elas e a necessidade de se estabelecer um contínum. O Prof. Dr. Giuliano Reis, usando uma situação educacional vivida no Canadá, abordou a super valorização da experiência extra classe em detrimento da sala de aula. Já a Profª. Drª. Erika Zimmermann nos lançou um questionamento bastante pertinente: "o espaço de educação não-formal modifica a visão dos estudantes sobre as aulas e conteúdos da educação formal?". E, encerrando as falas, a Profª. Drª. Luciana Sepúlveda nos colocou a perspectiva do professor em relação às exposições, compartilhando seu trabalho de pesquisa "Os professores e o museu: um estudo da apropriação pedagógica das expesições e do papel do professor durante a visita escolar".
Após a fala dos palestrantes, o grupo iniciou um debate, do qual destaco as seguintes perguntas/colocações:
- Como não escolarizar a visita ao museu ou instituição?
- Por quê não escolarizar as exposições?
- Tricotomia x Contínum | educação formal, não-formal e informal
- Qual o papel do mediador?
Foram citados artigos/livros que já foram lançados ou que estão prestes a serem lançados: "Sociedade sem escola" e "Escola é escola, museu é museu".
Ratificamos nossa indicação para que nossos membros e colaboradores participem desses eventos, palestras, seminários, encontros que divulgamos no nosso mailing ou aqui mesmo no blog. Profissionais renomados e gabaritados nos assuntos de nosso interesse tem participado, sempre com falas e participações muito proveitosas e enriquecedoras, tanto para nossa prática quanto para nossa formação.
Contando sempre com a participação de todos,
Rafaela Gueiros
Conselho Gestor REMIC-DF
Memória do 8º Encontro 10.08.2009
A Instituição Anfitriã/Colaboradora teve papel importante no resultado que obtivemos em termos de participação, pois desempenhou seu papel de maneira excelente, divulgando o Encontro em seus meios disponíveis (site e mailing) e incentivando seus próprios fincionários e monitores a participarem. Registramos, assim, nosso agradecimento pela contribuição à REMIC-DF, já nos comprometendo a realizarmos outro Encontro na CAIXA Cultural para darmos espaço ao próprio Setor Educativo desta instituição para se apresentarem, bem como divulgarem suas iniciativas nesse sentido. Isto não aconteceu no 8º Encontro, pois nosso debate foi bastante produtivo, tomando o tempo que seria destinado a este momento. Na nossa discussão, entraram questões como:
- Abordagens mediativas;
- Despreparo e falta de treinamento para equipes pedagógicas;
- Uso da mediação como estratégia de marketing;
- O museu/instituição como espaço de reflexão constante sobre a atuação do mediador, do visitante, do curador;
- Responsabilidade de todos em relação à mediação: do professor; do mediador, do visitante, do curador, etc.
Para o próximo Encontro que acontecerá dia 14 de Setembro, às 9h (local a definir), teremos a palestrante convidada Lana Guimarães, sócia-diretora da TRÍADE Patrimônio Turismo Educação, contando um pouco sobre o projeto Circuito Educativo BrasiliAthos, ganhador do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, além de elaborar o texto/tema do Encontro.
Desde já contamos com a participação de todos. Fiquem atentos às novas postagens, quando daremos mais detalhes e divulgaremos o texto/tema do Encontro.
Abraços,
Rafaela Gueiros
Conselho Gestor REMIC-DF
II Encontro Nacional da REM-RJ
Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação e pôster no II Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ) que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro.
O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster estarão abertas até o dia 08 de setembro e os interessados poderão encaminhar suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro: REM-RJ.
Abraços a todos e boa sorte na seleção!
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Mudança de data do 8º Encontro REMIC-DF
Para melhor planejarmos e seguirmos o protocolo necessário, incluindo a melhor divulgação possível, avisamos a todos o adiamento do próximo Encontro em uma semana. A nova data é o dia 10 de agosto. O local e horários continuam os mesmos, bem como nossa disposição em receber a todos e compartilharmos nossas idéias e conhecimentos. Esperamos que essa alteração não traga transtornos, mas, pelo contrário, facilite a ida e a participação de cada vez mais pessoas. Desde já pedimos desculpas pelas alterações nas datas.
Atenciosamente,
Conselho Gestor
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Próximo Encontro
O Conselho Gestor está realizando visitas às instituições e museus do DF divulgando a Rede e convidando-os a participarem ativamente das nossas atividades. Já foram visitados o Instituto Cultural e Ecológico Luiz Costa, a Caixa Cultural e o Espaço Cultural do INCRA. Todos têm se mostrado interessados e motivados a participarem da REMIC como instituições anfitriãs dos Encontros, colaboradoras e parceiras das nossas iniciativas.
Aproveitamos a oportunidade para avisá-los que o próximo encontro ocorrerá no dia 03 de agosto, na Sala de Leitura e Debate da Caixa Cultural (atrás do Banco Central), 1º andar, às 09 horas com término às 12 horas. O texto base para nosso debate em breve será divulgado, juntamente com o convite.
Fiquem atentos às atualizações do blog e aos e-mails.
Abraços a todos,
Conselho Gestor
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Memória do 7º Encontro 29.06.09
Fizemos uma pausa para o coffee break, caprichado, preparado pelos próprios participantes. Cada um trouxe alguma contribuição o que comprovou que este deverá ser mais um meio de integração entre os membros da REMIC-DF. Todos alimentados e devidamente atentos, seguimos nossa programação apresentando a REMIC-DF. Quem somos, por que decidimos montar a Rede, como se tornar membro, quais os nossos objetivos, dentre outros assuntos, foram o foco da nossa apresentação.
A partir daí, colocamos as metas traçadas no Encontro passado e, como consequência, decidiu-se que o mapeamento dos educativos do DF ainda precisava de mais tempo para sua elaboração. Mapeamento feito, será utilizado para divulgação da Rede e interlocução de propostas e profissionais de arte/educação, devendo ser divulgado e submetido a discussão no Encontro de Julho.
Ficou decidido que o próximo Encontro acontecerá no dia 27 de Julho. O texto para discussão será escolhido e divulgado pelo nosso grupo online. Os interessados em participar deverão ficar atentos às datas, aos e-mails enviados pela REMIC-DF, ao blog e ao grupo já que estes são nossos meios de comunicação atualmente.
No 8º Encontro também fecharemos as bases do planejamento para o evento que acontecerá em Agosto, evento este que já começou a ser divulgado entre os membros presentes. O Conselho Gestor colocou a possibilidade de adiamento do evento caso precisemos de mais tempo para sua organização.
Sobre o encontro/evento de Agosto, será relizado com convidados, visita mediada e discussões. Sugestões iniciais de nomes/instituições: Inhotim (representante convidado do Instituto), Renata Azambuja (BrasiliAthos) e Vera Pugliese (Museu Nacional). Estamos abertos a mais sugestões que deverão ser feitas no espaço dos comentários.
O trabalho de divulgação deverá ter início a partir do próximo Encontro, via Secretaria de Cultura (release escrito por alguém da REMIC-DF), Conceição Freitas (Correio Braziliense), listas de e-mails de arte/educadores, jornais locais impressos e televisionados, faculdades e outros.
Sem mais para o momento,
Rafaela G. Gueiros R. de Lima
terça-feira, 7 de julho de 2009
7º Encontro REMIC-DF
Contamos com todos vocês!!
Horário: 09 hs
Local: IHGDF - Inst. Histórico e Geográfico do Distrito Federal
Endereço: W3 Sul - SEPS 703/903
Rede Social de Educação e Cultura: uma possibilidade de leitura (texto tema do encontro)
Discussão com a professora Renata Azambuja
II Encontro Nacional promovido pela REM-RJ
Planejem-se e sintam-se, desde já, convidados a participar!
Memória do 6º Encontro 01.06.2009
Ainda no 5º Encontro, Renata Azambuja se mostrou interessada em participar de um dos encontros como palestrante, discorrendo sobre setores educativos em museus e instituições culturais. Contato posterior será feito para acerto de dia e horário mais conveniente para a sua participação.
Por ocasião do 6° Encontro, ficou decido que uma pessoa do grupo ficará responsável pela divulgação da REMIC - DF e dos encontros para, de maneira sistemática, angariar mais integrantes para o grupo. Foi definido o Conselho Gestor, composto pelos seguintes cargos/integrantes:
* Gestora: Ana Lourdes Costa
* Coordenadora: Darcy Dorneles
* Assistente: Rafaela Gueiros
* Imagem e Divulgação: Matias Monteiro
Dentre os assuntos tratados, decidiu-se que haverá encontros ainda nos meses de junho (a primcípio, dia 29) e julho (a primcípio, dia 27). No encontro de Junho deverá ser feita divulgação para museus, instituições, parceiros e mediadores, com discussão do texto de Renata Azambuja, que também falará para os presentes, uma apresentação (Power Point) sobre o que é a REMIC, inteirando os recem-chegados ao grupo, bem como se fará a divulgação e planejamento do evento que acontecerá em Agosto (data a definir).
No encontro de Julho será discutido o texto/DVD Públicos Invisíveis (Magali Cabral) e encerrado o planejamento do evento que acontecerá em Agosto. A divulgação do evento já deverá ser feita a partir do encontros de Junho e Julho. Para isso, também será feito um mapeamento dos educativos do DF para divulgação da Rede e interlocução de propostas e profissionais de arte/educação. O mapeamento deverá ser divulgado e submetido a discussão nos encontros de Junho e Julho.
Sobre o encontro/evento de Agosto, será relizado com convidados, visita mediada e discussões. Sugestões de nomes/instituições: Inhotim, Renata Azambuja e Museu Nacional (coordenadora do educativo). Estamos abertos a mais sugestões que deverão ser feitas no espaço dos comentários.
A divulgação será feita pela Secretaria de Cultura através de release escrito por alguém da REMIC - DF, que também deverá ser enviado para Conceição Freitas (Correio Braziliense), para listas de e-mail de arte/educadores, jornais impressos locais (Jornal de Brasília, Hoje em Dia, Jornal do SINPRO), jornais televisionados locais, faculdades e outros.
Sem mais para o momento,
Rafaela G. Gueiros R. de Lima
Redes Parceiras
"Organizar em Pernambuco uma rede de educadores de museus e instituições culturais [REMic] se faz pelo desejo de promover no estado a integração de profissionais da área, visando uma maior comunicação destes, tendo como exemplo experiências bem sucedidas como a da Rede de Educadores de Museus do Rio de Janeiro que desde o ano de 2003 promove encontros para se compartilhar idéias e pensar a prática profissional em grupos de estudos sistematizados para contribuir com a formação destes sujeitos agentes da educação."
REM Rio de Janeiro:
"A REM busca a integração e a reflexão em conjunto das ações desenvolvidas para dar suporte ao cumprimento do objetivo prioritário do museu aliado ao estudo permanente de conceitos, estratégias e metodologias. Estes fatores se constituem como fortes atrativos para o grupo que se mantém coeso desde o seu surgimento. Durante as reuniões, os participantes encontram informações que apontam para as diferenças entre as instituições e elementos de complementaridade que proporcionam o debate e a apropriação de temas de interesse comum, visando ao crescimento profissional e a construção de conhecimento integrado e condizente com a realidade dos museus.
O objetivo principal da Rede de Educadores em Museus é possibilitar uma maior aproximação entre os profissionais, viabilizando um espaço para reflexão e construção de conhecimento sobre a educação em museus. A REM possibilita também o desenvolvimento de parcerias e conexões entre os educadores, além de incentivar o surgimento de iniciativas similares em outros estados brasileiros, através dos profissionais interessados, formando-se, assim, uma verdadeira rede de educadores em museus no país."
REM Ceará:
"A Rede de Educadores em Museus do Ceará REM-CE é uma rede, presencial e virtual, de trocas de experiências e de informações, objetivando o fomento da reflexão sobre educação em museus e outros espaços culturais e da formação e atuação política dos seus profissionais. Pretende reunir professores de ensino regular e outros educadores que queiram descobrir os museus, centros culturais, teatros, salas de ciência e outros equipamentos culturais como espaço de realização da educação em que acreditam."
Por que criar uma REDE?
No Brasil, educadores de museus e instituições culturais encontraram na organização em redes uma interessante estratégia para minimizar a distância e o hiato que por vezes marca a atuação e a inserção destes profissionais provenientes de formações tão diversas, e que atuam em um campo com características heterogêneas."
domingo, 29 de novembro de 2009
Resultados do Encontro Extraordinário
Aproveitamos a oportunidade para lembrá-los que II Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus (II ENREM-RJ) acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM. Para mais informações, favor entrar em contato diretamente com a REM-RJ no e-mail encontrorem@gmail.com. Verifique também a programação completa e faça a sua inscrição (acesse e preencha a ficha de inscrição).
Abraços a todos e até lá!!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
CONVOCAÇÃO - Encontro Extraordinário REMIC-DF
Convocamos a todos para participar da elaboração final da Carta de Princípios REMIC-DF, hoje, dia 23 de novembro, às 18h30 no
Para isso, elaboramos algumas questões baseadas código de ética do museólogo para que sirvam de ponto de partida para cada um, individualmente, pense naquilo que gostaria de ver como parâmetro para a profissão de educador em museus e instituições culturais. Solicitamos, ainda, que cada colaboração seja enviada para nosso e-mail (remicdf@gmail.com) especificando nome e sobrenome no arquivo.
Aproveitamos para incentivá-los à participação no II Encontro Nacional da REM - ENREM, no site www.rem.org.br (cartaz e ficha de inscrição e mais informações constam na postagem anterior).
Atenciosamente,
Conselho Gestor da REMIC-DF
II ENREM
O II Encontro Nacional da REM acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster foram até o dia 30 de setembro e os interessados encaminharam suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM. Para mais informações, favor entrar em contato diretamente com a REM-RJ no e-mail encontrorem@gmail.com. Verifique também a programação completa e faça a sua inscrição (acesse e preencha a ficha de inscrição).
Abraços a todos!!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
DIVULGAÇÃO ...::: Seleção de Mediadores :::...
Estamos divulgado chamada para seleção de mediadores a ser realizada pelo aBorda Gabinete de Arte no dia 17, das 14h às 18h. Haverá distribuição de senha previamente. No cartaz você encontrará contatos, endereço e mais informações sobre a seleção.
Abraços e boa sorte a todos!
Rafaela Gueiros
(61) 81983969 | 38775884
A aBorda Gabinete de Arte convida você para a seleção de mediadores!
Esperamos você no dia 17/11/09.
61 - 33498124
SCLN 107 Bl "C" Sl 209
Cep: 70743 - 530
Brasília - DF
domingo, 8 de novembro de 2009
11º Encontro REMIC-DF
Neste encontro debateremos sobre as expectativas e anseios dos educadores em museus visando a elaboração de diretrizes de atuação destes profissionais aqui no Distrito Federal. As questões levantadas pelo grupo durante o 11º Encontro e os resultados deste diálogo seguirão como proposta da REMIC-DF para compor um documento único que será construído em conjunto com as outras Redes Estaduais de Educadores em Museus durante o II Encontro Nacional da REM no Rio de Janeiro,
Dialogando com o debate, o 11º Encontro contará ainda com a participação da palestrante convidada
Contamos com a sua presença e colaboração no Encontro, contribuindo nos debates e participando da elaboração deste documento que será de grande importância para a REMIC-DF e demais profissionais que atuam na área.
RESUMO
Tema: Expectativas e papéis entre professores e profissionais dos museus na condução da visita escolar
Palestrante: Luciana Sepúlveda
Local: Museu Nacional do Complexo Cultural da República
Horário: 09 horas
Data: 09 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Projetos de Lei aprovados beneficiam museus
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Contribuintes que doarem obras de arte ou bens de valor histórico e cultural instituições museológicas do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) poderão ter dedução no Imposto de Renda. A medida faz parte do Projeto de Lei nº 2.764/2008 - de autoria do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) - aprovada, por unanimidade, nessa quarta-feira, 4 de novembro, pelos parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC).
De acordo com o texto, que deverá ser votado nas comissões de Finanças e Tributação e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, as doações poderão ser efetuadas por pessoas físicas durante o ano calendário a que diz respeito à declaração. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, o PL vai beneficiar os museus do SBM por incentivar as doações para acervos das instituições vinculadas.
Outra proposta aprovada na mesma comissão também beneficia os acervos museológicos do país. O Projeto de Lei 2.935/2008, de autoria da Deputada Alice Portugal (PC do B - BA), que destina à guarda do Ibram, para a distribuição aos museus nacionais, os bens de valor artístico, histórico e/ou cultural apreendidos e/ou abandonados que estiverem sob poder da administração pública, tais como os apreendidos pela Polícia Federal por contrabando.
A Comissão aprovou ainda um requerimento do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), para a criação uma campanha para apoio aos museus, incentivando a destinação de recursos para municípios que necessitam de investimentos.
De acordo com o presidente do Ibram/MinC, "a aprovação dos projetos vêm ao encontro as necessidades da área museológica e do fortalecimento da Política Nacional de Museus", afirma Nascimento.
Informações: (61) 3414-6167/6213.
Monalisa Resende, Ibram/MinC
sábado, 31 de outubro de 2009
Memória Preservada
Trazemos até vocês o relato enviado para a lista de discussão online "Educação Patrimonial" sobre a Audiência Pública realizada na Câmara Legislativa do DF na quarta-feira dia 21, sobre Pontos de Memória. Estejam informados e ajudem esse projeto encabeçado pelo IBRAM junto com o Ministérios da Justiça e da Cultura a se concretizar no Distrito Federal.
A deputada Erika Kokay realizou audiência pública na quarta-feira (21) na CLDF sobre os Pontos de Memória, projeto do Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Justiça que visa combater a violência reconstruindo a memória coletiva de comunidades com “risco social”.
A cidade Estrutural, Itapoá e Arapoanga estão entre as 12 localidades escolhidas no país para a implantação desses pontos. A representante do Ibram, Marcelle Pereira, abriu a sessão explicando o objetivo o projeto: “A nossa principal preocupação é que esse movimento de articulação parta da comunidade. Estamos aqui para ouvir e ninguém melhor para falar da sua história do que a própria comunidade. Além de valorizar a memória, isso garante a melhoria da qualidade de vida dos moradores do local”.
O coordenador do projeto, Wélcio de Toledo, ressaltou que o Ibram trabalha em cima do inventário patrimonial de cada cidade escolhida e que ao chegar às comunidades eles preparam oficinas para capacitar os moradores na área de gestão e sustentabilidade. A representante da Prefeitura Regional Comunitária da Estrutural, Maria Abadia de Jesus, afirma que a cidade está perdendo a sua identidade a cada ano: “Os antigos moradores que se identificavam com o local estão sendo expulsos pela especulação imobiliária e os jovens, muitas vezes, têm vergonha de morar lá por ser uma comunidade de baixa renda”.
Segundo a presidente do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá, Leila Marques, já existe uma oficina de resgate e memória na cidade: “Pioneiros têm nos ajudado a resgatar a nossa história, precisamos apenas aprender a armazenar da forma certa esse material. Não temos mais tempo a perder. Vamos lutar muito para conseguir o ponto de memória no Paranoá”.
“O sentimento de pertencimento é um dos principais instrumentos de construção da identidade”, conclui Erika Kokay, que cobrou do GDF mais investimento na cultura local. Uma das conclusões da audiência pública foi a necessidade de participação massiva das comunidades na Conferência Distrital de Cultura – que acontece nesse final de semana, no Museu da República – para que difundam os Pontos de Memória e cobrem recursos para a expansão do projeto. Representantes de outras localidades do DF, como Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Vila Telebrasília e Planaltina, que querem ser também contempladas pelo projeto, compareceram à audiência.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Canal Contemporâneo discutindo Arte/Educação
Recebemos essa notícia e, claro, estamos repassando aos nossos associados, membros e interessados no assunto. Leiam, estejam informados e participem contribuindo sempre que desejarem.
------------------------------------------------
O Canal Contemporâneo está abrindo espaço para falarmos de Arte/Educação. A idéia é trazer essa discussão para além das paredes instituicionais e para as outras pessoas que não atuam, conhecem ou imaginam como é ser um educador nos espaços museais. Como pontapé inicial, publicamos um texto do Leandro Ferre. Comentem, discutam, divulguem e é claro, se houver vontade, escrevam. Repassem essa notícia aos seus contatos, arte/educadores ou não...
Aqui vai o link para o texto do Leandro: http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/archives/002601.html
Abraços, Cecília Bedê.
www.canalcontemporaneo.art.br
ComunidadeDigital de Arte Contemporânea Brasileira
terça-feira, 20 de outubro de 2009
II ENREM - Encontro Nacional da REM
O II Encontro Nacional da REM acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster foram até o dia 30 de setembro e os interessados encaminharam suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM e Regulamento - Pôster e Comunicação. Para mais informações, favor entrar em contato diretamente com a REM-RJ no e-mail encontrorem@gmail.com.
Abraços a todos!!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
10º Encontro REMIC-DF
A REMIC-DF convida estudantes, mediadores, educadores, técnicos e demais profissionais de Museus e Instituições Culturais para seu 10º Encontro a ser realizado no dia 05 de Outubro (segunda-feira) no Auditório Ministro Pereira Lira, situado ao lado do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Tribunal de Contas da União (SAFS Quadra 4, lote 1, Edifício-Sede, Térreo - MAPA), às 09hs. Não será permitido o acesso às dependências do Tribunal de Contas da União trajando bermuda, camiseta regata e/ou sandália.
Neste encontro, debateremos o tema ‘o espaço da educação na criação de um museu’ utilizando, para isso, o texto proposto "Educação e Cultura nos Museus – Uma Experiência no Interior de Minas Gerais" (clique aqui para ter acesso ao texto), dos autores
Maiores informações: remicdf@gmail.com
RESUMO
Local: Auditório Ministro Pereira Lira
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça | TCU (mapa)
Data: 05 de Outubro de 2009
Horário: 09 horas
Público alvo: professores, estudantes, mediadores, educadores,
guias turísticos, técnicos e demais profissionais de Museus e
nstituições Culturais e público interessado.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
REMIC-DF na IX Semana de Extensão da UnB
Amigos,
É com grande prazer que lembramos a todos da nossa participação na IX Semana de Extensão da Unb. Estaremos com um stand montado com material de divulgação e integrantes do Conselho Gestor da REMIC-DF para esclarecer dúvidas, conversar, informar os presentes e trocar idéias sobre a REMIC-DF e sua atuação no meio profissional e acadêmico da área a que se propõe apoiar: arte/educação, patrimônio e mediação cultural. Vejam o convite e saibam mais sobre o Seminário do qual estaremos fazendo parte: "Museu da Educação do Distrito Federal - Memória e Cidadania" a se realizar na Faculdade de Educação - UnB. Essa é mais uma oportunidade de agregar membros e novos conhecimentos à nossa Rede.
Compareçam, participem, divulguem.
Abraços a todos e até lá!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
II ENREM - Encontro Nacional da REM
O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster estarão abertas até o dia 08 de setembro e os interessados poderão encaminhar suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro REM-RJ ou clique nos links Divulgação do II ENREM e Regulamento - Pôster e Comunicação. Para ter acesso às fichas de inscrição para o Encontro em si ou para Pôster e Comunicação solicitar pelo nosso e-mail: remicdf@gmail.com.
Abraços a todos e boa sorte na seleção!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Audiência Pública - REVITALIZAÇÃO DO MAB
Aos 25 anos, o Museu de Arte de Brasília encontra-se fechado há mais de dois anos por problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras. De lá para cá, nenhuma previsão de reforma. As cerca de 1,3 mil obras do MAB estão no Museu Nacional. Trata-se de um tesouro avaliado em US$ 8 milhões.
Divulgamos aqui no nosso blog uma primeira convocação para discutir e tornar claros alguns pontos da proposta de fusão entre o Museu de Arte de Brasil e o Museu Nacional do Complexo Cultural da República. Hoje estamos divulgando mais um passo nesse processo: mais uma convocação de audiência pública para discutir sobre a revitalização do MAB.
Portanto, convocamos, convidamos e contamos com a presença de todos os nossos amigos, colaboradores, visitantes, parceiros e membros nesta consulta pública. Temos, como pessoas envolvidas e comprometidas com a cultura, com a arte, com a educação e com o patrimônio, o dever de responder às necessidades que nossa cidade e país demandam atualmente.
Abaixo, confiram as informações, anotem e estejam presentes.
Data: 23 de setembro
Horário: 10 horas
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
CONVITE | 9º Encontro REMIC-DF
Convictos de que a educação é o mais eficiente recurso no enfrentamento dos problemas e desafios da sociedade contemporânea, a REMIC-DF se propõe a ser mais um instrumento de integração e desenvolvimento dos profissionais e ações educativas promovidas nos espaços de educação não formal. Portanto, a REMIC-DF realiza encontros mensais com o objetivo de congregar, discutir e refletir sobre as práticas educativas e/ou patrimoniais em Museus e Instituições Culturais no Distrito Federal e região do Entorno.
É com esse intuito que a REMIC-DF convida estudantes, mediadores, educadores, técnicos e demais profissionais de Museus e Instituições Culturais para seu 9º Encontro a ser realizado no dia 14 de Setembro (segunda-feira) na sala de reuniões no Museu de Valores – Banco Central do Brasil (SBS, Quadra 03, Bloco B, 1º subsolo), as 09hs. Para entrada no prédio, é necessária apresentação de documento de identificação, sem o qual, não haverá como participar.
Neste encontro, debateremos o texto/tema proposto "Brasília: patrimônio a céu aberto – uma experiência nas escolas", da autora Lana Guimarães, palestrante convidada (solicitar o texto nos enviando um e-mail para remicdf@gmail.com).
Maiores informações: remicdf@gmail.com
RESUMO
Local: sala de reuniões – Museu de Valores
Data: 14 de Setembro de 2009
Horário: 09 horas
Público alvo: guias turísticos, professores, estudantes, mediadores, educadores, técnicos e demais profissionais de Museus e Instituições Culturais e público interessado.
Atenciosamente,
Conselho Gestor
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Seminário FIOCRUZ
Prezados amigos,
Como um dos objetivos da REMIC-DF é conhecer, participar e incentivar ações educativas no âmbito cultural/museual do Distrito Federal, temos, periodicamente, participado de encontros, seminários e demais eventos organizados por instituições amigas. O mais recente foi o Seminário da FIOCRUZ intitulado "Parceria: educação científica em espaços formais e não-formais". Por isso, gostaríamos de compartilhar um pouco do que vimos, ouvimos e vivenciamos nesta oportunidade de compartilhamento de idéias.
A palestrante Profª. Drª. Maria Helena nos falou um pouco sobre a escolarização dos espaços museais - seria o museu reproduzindo, assumindo posturas, comportamento e procedimentos relativos à escola - sobre a educação não-formal, informal e formal, a tricotomia existente entre elas e a necessidade de se estabelecer um contínum. O Prof. Dr. Giuliano Reis, usando uma situação educacional vivida no Canadá, abordou a super valorização da experiência extra classe em detrimento da sala de aula. Já a Profª. Drª. Erika Zimmermann nos lançou um questionamento bastante pertinente: "o espaço de educação não-formal modifica a visão dos estudantes sobre as aulas e conteúdos da educação formal?". E, encerrando as falas, a Profª. Drª. Luciana Sepúlveda nos colocou a perspectiva do professor em relação às exposições, compartilhando seu trabalho de pesquisa "Os professores e o museu: um estudo da apropriação pedagógica das expesições e do papel do professor durante a visita escolar".
Após a fala dos palestrantes, o grupo iniciou um debate, do qual destaco as seguintes perguntas/colocações:
- Como não escolarizar a visita ao museu ou instituição?
- Por quê não escolarizar as exposições?
- Tricotomia x Contínum | educação formal, não-formal e informal
- Qual o papel do mediador?
Foram citados artigos/livros que já foram lançados ou que estão prestes a serem lançados: "Sociedade sem escola" e "Escola é escola, museu é museu".
Ratificamos nossa indicação para que nossos membros e colaboradores participem desses eventos, palestras, seminários, encontros que divulgamos no nosso mailing ou aqui mesmo no blog. Profissionais renomados e gabaritados nos assuntos de nosso interesse tem participado, sempre com falas e participações muito proveitosas e enriquecedoras, tanto para nossa prática quanto para nossa formação.
Contando sempre com a participação de todos,
Rafaela Gueiros
Conselho Gestor REMIC-DF
Memória do 8º Encontro 10.08.2009
A Instituição Anfitriã/Colaboradora teve papel importante no resultado que obtivemos em termos de participação, pois desempenhou seu papel de maneira excelente, divulgando o Encontro em seus meios disponíveis (site e mailing) e incentivando seus próprios fincionários e monitores a participarem. Registramos, assim, nosso agradecimento pela contribuição à REMIC-DF, já nos comprometendo a realizarmos outro Encontro na CAIXA Cultural para darmos espaço ao próprio Setor Educativo desta instituição para se apresentarem, bem como divulgarem suas iniciativas nesse sentido. Isto não aconteceu no 8º Encontro, pois nosso debate foi bastante produtivo, tomando o tempo que seria destinado a este momento. Na nossa discussão, entraram questões como:
- Abordagens mediativas;
- Despreparo e falta de treinamento para equipes pedagógicas;
- Uso da mediação como estratégia de marketing;
- O museu/instituição como espaço de reflexão constante sobre a atuação do mediador, do visitante, do curador;
- Responsabilidade de todos em relação à mediação: do professor; do mediador, do visitante, do curador, etc.
Para o próximo Encontro que acontecerá dia 14 de Setembro, às 9h (local a definir), teremos a palestrante convidada Lana Guimarães, sócia-diretora da TRÍADE Patrimônio Turismo Educação, contando um pouco sobre o projeto Circuito Educativo BrasiliAthos, ganhador do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, além de elaborar o texto/tema do Encontro.
Desde já contamos com a participação de todos. Fiquem atentos às novas postagens, quando daremos mais detalhes e divulgaremos o texto/tema do Encontro.
Abraços,
Rafaela Gueiros
Conselho Gestor REMIC-DF
II Encontro Nacional da REM-RJ
Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação e pôster no II Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ) que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro.
O tema desse encontro será "A dimensão educacional dos Museus: uma forma de olhar". O Encontro pretende proporcionar aos educadores que atuam em museus e outras instituições culturais em todo Brasil um espaço para discussão e troca de saberes em torno do tema "Educação em Museus".
Especialistas no assunto serão convidados a contribuir em conferências, mesas redondas, grupos de discussão, comunicações e pôsteres, para a identificação das necessidades do campo profissional, com propostas de ação e resultados teóricos e práticos.
As inscrições para comunicação e pôster estarão abertas até o dia 08 de setembro e os interessados poderão encaminhar suas propostas para encontrorem@gmail.com. Para mais informações, acessem o site deste nosso parceiro: REM-RJ.
Abraços a todos e boa sorte na seleção!
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Mudança de data do 8º Encontro REMIC-DF
Para melhor planejarmos e seguirmos o protocolo necessário, incluindo a melhor divulgação possível, avisamos a todos o adiamento do próximo Encontro em uma semana. A nova data é o dia 10 de agosto. O local e horários continuam os mesmos, bem como nossa disposição em receber a todos e compartilharmos nossas idéias e conhecimentos. Esperamos que essa alteração não traga transtornos, mas, pelo contrário, facilite a ida e a participação de cada vez mais pessoas. Desde já pedimos desculpas pelas alterações nas datas.
Atenciosamente,
Conselho Gestor
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Próximo Encontro
O Conselho Gestor está realizando visitas às instituições e museus do DF divulgando a Rede e convidando-os a participarem ativamente das nossas atividades. Já foram visitados o Instituto Cultural e Ecológico Luiz Costa, a Caixa Cultural e o Espaço Cultural do INCRA. Todos têm se mostrado interessados e motivados a participarem da REMIC como instituições anfitriãs dos Encontros, colaboradoras e parceiras das nossas iniciativas.
Aproveitamos a oportunidade para avisá-los que o próximo encontro ocorrerá no dia 03 de agosto, na Sala de Leitura e Debate da Caixa Cultural (atrás do Banco Central), 1º andar, às 09 horas com término às 12 horas. O texto base para nosso debate em breve será divulgado, juntamente com o convite.
Fiquem atentos às atualizações do blog e aos e-mails.
Abraços a todos,
Conselho Gestor
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Memória do 7º Encontro 29.06.09
Fizemos uma pausa para o coffee break, caprichado, preparado pelos próprios participantes. Cada um trouxe alguma contribuição o que comprovou que este deverá ser mais um meio de integração entre os membros da REMIC-DF. Todos alimentados e devidamente atentos, seguimos nossa programação apresentando a REMIC-DF. Quem somos, por que decidimos montar a Rede, como se tornar membro, quais os nossos objetivos, dentre outros assuntos, foram o foco da nossa apresentação.
A partir daí, colocamos as metas traçadas no Encontro passado e, como consequência, decidiu-se que o mapeamento dos educativos do DF ainda precisava de mais tempo para sua elaboração. Mapeamento feito, será utilizado para divulgação da Rede e interlocução de propostas e profissionais de arte/educação, devendo ser divulgado e submetido a discussão no Encontro de Julho.
Ficou decidido que o próximo Encontro acontecerá no dia 27 de Julho. O texto para discussão será escolhido e divulgado pelo nosso grupo online. Os interessados em participar deverão ficar atentos às datas, aos e-mails enviados pela REMIC-DF, ao blog e ao grupo já que estes são nossos meios de comunicação atualmente.
No 8º Encontro também fecharemos as bases do planejamento para o evento que acontecerá em Agosto, evento este que já começou a ser divulgado entre os membros presentes. O Conselho Gestor colocou a possibilidade de adiamento do evento caso precisemos de mais tempo para sua organização.
Sobre o encontro/evento de Agosto, será relizado com convidados, visita mediada e discussões. Sugestões iniciais de nomes/instituições: Inhotim (representante convidado do Instituto), Renata Azambuja (BrasiliAthos) e Vera Pugliese (Museu Nacional). Estamos abertos a mais sugestões que deverão ser feitas no espaço dos comentários.
O trabalho de divulgação deverá ter início a partir do próximo Encontro, via Secretaria de Cultura (release escrito por alguém da REMIC-DF), Conceição Freitas (Correio Braziliense), listas de e-mails de arte/educadores, jornais locais impressos e televisionados, faculdades e outros.
Sem mais para o momento,
Rafaela G. Gueiros R. de Lima
terça-feira, 7 de julho de 2009
7º Encontro REMIC-DF
Contamos com todos vocês!!
Horário: 09 hs
Local: IHGDF - Inst. Histórico e Geográfico do Distrito Federal
Endereço: W3 Sul - SEPS 703/903
Rede Social de Educação e Cultura: uma possibilidade de leitura (texto tema do encontro)
Discussão com a professora Renata Azambuja
II Encontro Nacional promovido pela REM-RJ
Planejem-se e sintam-se, desde já, convidados a participar!
Memória do 6º Encontro 01.06.2009
Ainda no 5º Encontro, Renata Azambuja se mostrou interessada em participar de um dos encontros como palestrante, discorrendo sobre setores educativos em museus e instituições culturais. Contato posterior será feito para acerto de dia e horário mais conveniente para a sua participação.
Por ocasião do 6° Encontro, ficou decido que uma pessoa do grupo ficará responsável pela divulgação da REMIC - DF e dos encontros para, de maneira sistemática, angariar mais integrantes para o grupo. Foi definido o Conselho Gestor, composto pelos seguintes cargos/integrantes:
* Gestora: Ana Lourdes Costa
* Coordenadora: Darcy Dorneles
* Assistente: Rafaela Gueiros
* Imagem e Divulgação: Matias Monteiro
Dentre os assuntos tratados, decidiu-se que haverá encontros ainda nos meses de junho (a primcípio, dia 29) e julho (a primcípio, dia 27). No encontro de Junho deverá ser feita divulgação para museus, instituições, parceiros e mediadores, com discussão do texto de Renata Azambuja, que também falará para os presentes, uma apresentação (Power Point) sobre o que é a REMIC, inteirando os recem-chegados ao grupo, bem como se fará a divulgação e planejamento do evento que acontecerá em Agosto (data a definir).
No encontro de Julho será discutido o texto/DVD Públicos Invisíveis (Magali Cabral) e encerrado o planejamento do evento que acontecerá em Agosto. A divulgação do evento já deverá ser feita a partir do encontros de Junho e Julho. Para isso, também será feito um mapeamento dos educativos do DF para divulgação da Rede e interlocução de propostas e profissionais de arte/educação. O mapeamento deverá ser divulgado e submetido a discussão nos encontros de Junho e Julho.
Sobre o encontro/evento de Agosto, será relizado com convidados, visita mediada e discussões. Sugestões de nomes/instituições: Inhotim, Renata Azambuja e Museu Nacional (coordenadora do educativo). Estamos abertos a mais sugestões que deverão ser feitas no espaço dos comentários.
A divulgação será feita pela Secretaria de Cultura através de release escrito por alguém da REMIC - DF, que também deverá ser enviado para Conceição Freitas (Correio Braziliense), para listas de e-mail de arte/educadores, jornais impressos locais (Jornal de Brasília, Hoje em Dia, Jornal do SINPRO), jornais televisionados locais, faculdades e outros.
Sem mais para o momento,
Rafaela G. Gueiros R. de Lima
Redes Parceiras
"Organizar em Pernambuco uma rede de educadores de museus e instituições culturais [REMic] se faz pelo desejo de promover no estado a integração de profissionais da área, visando uma maior comunicação destes, tendo como exemplo experiências bem sucedidas como a da Rede de Educadores de Museus do Rio de Janeiro que desde o ano de 2003 promove encontros para se compartilhar idéias e pensar a prática profissional em grupos de estudos sistematizados para contribuir com a formação destes sujeitos agentes da educação."
REM Rio de Janeiro:
"A REM busca a integração e a reflexão em conjunto das ações desenvolvidas para dar suporte ao cumprimento do objetivo prioritário do museu aliado ao estudo permanente de conceitos, estratégias e metodologias. Estes fatores se constituem como fortes atrativos para o grupo que se mantém coeso desde o seu surgimento. Durante as reuniões, os participantes encontram informações que apontam para as diferenças entre as instituições e elementos de complementaridade que proporcionam o debate e a apropriação de temas de interesse comum, visando ao crescimento profissional e a construção de conhecimento integrado e condizente com a realidade dos museus.
O objetivo principal da Rede de Educadores em Museus é possibilitar uma maior aproximação entre os profissionais, viabilizando um espaço para reflexão e construção de conhecimento sobre a educação em museus. A REM possibilita também o desenvolvimento de parcerias e conexões entre os educadores, além de incentivar o surgimento de iniciativas similares em outros estados brasileiros, através dos profissionais interessados, formando-se, assim, uma verdadeira rede de educadores em museus no país."
REM Ceará:
"A Rede de Educadores em Museus do Ceará REM-CE é uma rede, presencial e virtual, de trocas de experiências e de informações, objetivando o fomento da reflexão sobre educação em museus e outros espaços culturais e da formação e atuação política dos seus profissionais. Pretende reunir professores de ensino regular e outros educadores que queiram descobrir os museus, centros culturais, teatros, salas de ciência e outros equipamentos culturais como espaço de realização da educação em que acreditam."
Por que criar uma REDE?
No Brasil, educadores de museus e instituições culturais encontraram na organização em redes uma interessante estratégia para minimizar a distância e o hiato que por vezes marca a atuação e a inserção destes profissionais provenientes de formações tão diversas, e que atuam em um campo com características heterogêneas."