Como parte da 9ª Semana Nacional de Museus, a cidade Estrutural (DF) lança, neste sábado, 21 de maio, o seu Ponto de Memória. No lançamento, será aberta a exposição Movimentos da Estrutural - Luta, Resistência e Conquista. A abertura, às 9h, terá a presença de representantes do Ministério da Cultura e da Justiça, da Secretaria de Cultura do GDF e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além das lideranças comunitárias à frente do projeto.
A programação inclui uma mobilização museal inusitada: o Museu do Cortejo, em que os moradores farão um percurso, junto aos participantes, até o local da exposição (Casa dos Movimentos, Quadra 9, Conj. E, Lote 21), onde serão apresentados objetos que passarão a compor o acervo do Ponto de Memória. Situada próxima ao Plano Piloto, na capital do País, a Estrutural tem, hoje, cerca de 40 mil habitantes.
Programa Pontos de Memória - A Estrutural é uma das 12 comunidades do País apoiadas pelo Programa Pontos de Memória, que tem como objetivo a reconstrução e o fortalecimento da memória social, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. O Programa é resultado de parceria do Ibram/MinC com os Programas Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).